A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, começa a dar sinais de que deve deixar o PSB, partido pelo qual foi eleita em 2022.
O motivo é a mudança no comando da legenda no estado, que passa para as mãos da senadora Ana Paula Lobato (PDT), ex-suplente de Flávio Dino. A articulação foi feita sem diálogo com o grupo político do governador Carlos Brandão, aliado direto de Iracema.
Ao ser questionada nesta terça-feira (5) sobre os possíveis rumos que poderá seguir, Iracema Vale não descartou nenhuma alternativa, mas surpreendeu ao citar de forma espontânea:
“Tem o PDT também”, afirmou ao ser abordada por jornalistas após a sessão na Alema.
Apesar da declaração, ela ainda aguarda um posicionamento oficial da executiva nacional do PSB sobre a mudança de comando. A parlamentar disse que se sente incomodada com a situação e reforçou que não gostaria de ser traída pelo partido.
“Nós nos elegemos pelo PSB e queríamos permanecer. Mas isso não significa que será possível”, pontuou.
Nos bastidores, Iracema já declarou apoio ao senador Weverton Rocha (presidente do PDT no Maranhão), o que fortalece a possibilidade de uma nova filiação.
Ruptura no PSB
A migração do comando do PSB para o grupo de oposição acendeu o alerta dentro do Palácio dos Leões. A legenda, que até o momento é um dos pilares da base aliada, agora tende a seguir alinhada ao ex-grupo de Flávio Dino e agora de seus herdeiros, como Othelino Neto e sua esposa senadora Ana Paula.
Com isso, nomes como Iracema, Duarte Júnior, Florêncio Neto e Daniella já cogitam deixar a sigla. Do outro lado, nomes da oposição, como Othelino Neto, Ricardo Rios e Fernando Braide, devem se filiar ao PSB sob nova direção.
Iracema também reforçou que não será candidata ao Senado ou vice em 2026, como chegou a ser especulado.
“Sou pré-candidata à reeleição como deputada estadual”, garantiu.
O PSB agora caminha para uma nova configuração no Maranhão, enquanto Iracema Vale observa atentamente os próximos movimentos. O PDT, ao que tudo indica, pode ser seu novo destino político.
Comente usando o Facebook