A gestão de Rigo Teles tem sido marcada por uma série de problemas administrativos e fiscais. Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) identificou irregularidades em diversas prefeituras, incluindo Barra do Corda. A Secretaria de Fiscalização do TCE (Sefis) descobriu que vinte e sete prefeituras, entre elas Barra do Corda, não homologaram os dados dos demonstrativos do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) relativos ao 1º quadrimestre dentro do prazo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Além disso, nove prefeituras estão inadimplentes em relação a essa obrigação.
As prefeituras que descumpriram o prazo enfrentam a abertura de procedimentos de apuração de responsabilidades e a aplicação de multa de até 30% dos respectivos vencimentos anuais. A Sefis também está investigando a responsabilidade dos responsáveis pela contabilidade e pelo controle interno dessas prefeituras.
Fábio Alex de Melo, secretário de Fiscalização do TCE, ressaltou a importância dos Relatórios de Gestão Fiscal para o controle externo e o cumprimento das normas da LRF. “Esses relatórios permitem que o controle externo acompanhe o cumprimento dos limites estabelecidos pela Lei de Gestão Fiscal, como despesas com pessoal, dívida consolidada líquida e concessão de garantias. O imenso volume de dinheiro público envolvido exige ações fiscalizatórias ágeis e eficazes”, afirmou.
A situação em Barra do Corda reflete a falta de compromisso com a transparência e a boa gestão prometidas por Rigo Teles. A promessa de uma administração aberta e responsável fica cada vez mais distante da realidade, enquanto a população continua esperando pela mudança que nunca chega.
Comente usando o Facebook